Direito da Família
20 de novembro de 2023
Não formalizar o divórcio, pode gerar problemas futuros. Entenda as implicações!
Muitas vezes a separação acontece e a partilha de bens é feita de maneira informal, mas não formalizar o divórcio pode trazer algumas implicações!
A separação de um casal certamente é um momento doloroso para ambas as partes. Muitas vezes a separação de fato acontece, e a partilha de bens é feita de maneira informal, não sendo formalizado o divórcio.
Isso pode trazer implicações no futuro, as quais explicaremos a seguir!
Venda de imóveis e nova união estável:
A não formalização do divórcio para trazer alguns problemas futuros como a impossibilidade de vender imóveis sem a anuência do ex-cônjuge, mesmo que estejam apenas em seu nome.
Além disso, se um dos ex-cônjuges iniciar nova união estável e vier a falecer posteriormente, ocorrerá uma grande confusão patrimonial, que pode acabar em uma disputa em um inventário entre o ex-cônjuge e o novo companheiro. Nessa mesma lógica, não fazer o divórcio irá impossibilitar um novo casamento no futuro, além de burocratizar o reconhecimento de uma nova união estável;.
Guarda dos filhos e pensão alimentícia:
Caso haja filho menor, o divórcio traz a segurança de como será a guarda e a regulamentação das visitas. Sem divórcio, tudo isso depende da boa vontade das partes.
Ainda, no caso de haver pagamento de pensão alimentícia, é muito importante haver a formalização das condições desse pagamento no próprio divórcio. Caso o ex-cônjuge parar de pagar a pensão, a mesma pode ser executada judicialmente. No entanto, sem divórcio seria preciso entrar com uma ação de fixação de alimentos, que é muito mais morosa.
Concessão da pensão por morte:
Problemas na concessão de pensão por morte, no caso do falecimento de um dos ex-cônjuges. Se o divorcio não for feito, e o falecido tiver um novo companheiro(a), pode haver uma disputa entre o ex-cônjuge e o novo companheiro pelo benefício previdenciário.
O divórcio resolve isto, inclusive possibilitando a concessão da pensão ao ex-cônjuge caso estipule-se o pagamento de pensão alimentícia pelo falecido.
Como formalizar o divórcio?
Atualmente é possível fazer o divórcio extrajudicialmente em cartório, desde que não haja filho menor ou incapaz. No entanto, é muito importante procure um advogado de sua confiança para lhe instruir sobre seus direitos!
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito? Então, não deixe de acessar o site e blog da Abella Advocacia!